Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009

 

Escola Secundária C/ 3.º Ciclo EB Joaquim de Araújo Penafiel
(cód. 402485)
 
 
Classes de Palavras
 
  • O Vocabulário / Léxico é o conjunto de todas as palavras (= vocábulos) pertencentes a uma determinada língua falada ou escrita. Estas palavras pertencem a diferentes classes gramaticais. Há dez classes gramaticais:
Classes Abertas:
São constituídas por um número potencialmente ilimitado de palavras e à qual a evolução da língua acrescenta constantemente novos membros. É praticamente impossível enumerar todos os membros de uma classe aberta de palavras num dado momento da evolução da língua.
Nomes
Nomes de pessoas, animais, objectos, ideias, sentimentos, qualidades.
Ex.: João, rapaz, baralho, ideia, amor.
Verbos
Palavras que indicam acções, qualidades ou estados de um sujeito.
Ex.: ele aplaude (acção); ele é simpático (qualidade); ele está doente (estado).
Adjectivos
Palavras que caracterizam os nomes.
Ex.: o rapaz capaz, uns alunos inteligentes, a ideia genial.
Interjeições
Têm uma função exclusivamente emotiva, por isso o valor de cada interjeição depende do contexto de enunciação e corresponde a uma atitude do falante ou enunciador.
Ex.: De alegria: ah!, oh!, .../ De animação: eia!, vamos!, .../ De aplauso: bravo!, viva!, .../ De desejo: oh!, oxalá!, .../ De dor: ai!, ui!, ...
Advérbios
Palavras que caracterizam os verbos, adjectivos ou outros advérbios.
Ex.: aplaudir fortemente; dar pouco; muito bem.
Classes Fechadas:
São constituídas por um número limitado (normalmente pequeno) de palavras e à qual a evolução da língua só muito raramente acrescenta novos membros. É normalmente fácil enumerar todos os membros de uma classe fechada de palavras.
Preposições
Palavras que estabelecem ligação entre duas palavras (dois substantivos, um substantivo e um verbo, dois verbos).
Ex.: poço de petróleo; salto em altura; ir à praia.
Conjunções
Palavras que estabelecem ligação entre duas orações (podem estar entre as duas orações, mas também podem estar no início da frase).
Ex.: A mulher fala e os homens ouvem. / Joana despede-se do amigo porque o pai está à sua espera.
Determinantes
Palavras que estão sempre à esquerda de um nome e têm o mesmo género e número desse nome.
Ex.: o João, outro rapaz, uns lápis.
Pronomes
Palavras que substituem os nomes, evitando a sua repetição contínua.
Ex.: este, ele, aquele.
Quantificadores
Palavra ou locução cujo significado expressa informação relacionada com número, quantidade ou parte. Os quantificadores podem ser ainda usados para expressar informação de natureza quantitativa sobre expressões que não denotam entidades, mas sim situações.
Ex.: Todos os livros foram vendidos./A maioria dos livros foi vendida.
Comprei um litro de leite. (a expressão “um litro de” quantifica sobre o nome “leite”, fazendo uma medição) / Fumo poucas vezes.
 
  • Nestas dez classes de palavras existem palavras variáveis, ou seja, cuja forma varia. As palavras podem variar em género, número, grau, tempo, etc. As palavras invariáveis têm sempre a mesma forma. A variação da forma das palavras chama-se flexão.
 

Classes de Palavras Variáveis
Classes de Palavras Invariáveis
§   Nome
§   Determinante
§   Pronome
§   Adjectivo
§   Verbo
§   Quantificador
§   Advérbio
§   Preposição
§   Conjunção
§   Interjeição
 

 
  • Classificar morfologicamente as palavras é indicar a classe gramatical a que pertencem. Ex.: O pardal ladino não saía do ninho.
O                                                   determinante artigo definido, masculino, singular;
pardal                                            nome comum, masculino, singular;
ladino                                            adjectivo no grau normal, masculino, singular;
não                                                advérbio;
saía                                               verbo “sair” na 3ª p. do sing., no Pret. Imperf. do Ind.;
do                                                 contracção da preposição de com o det. art. def. o;
ninho                                             nome comum, masculino, singular.
 
EXERCÍCIOS:
 
1-       Presta atenção às palavras sublinhadas no texto em baixo e regista a classe gramatical a que pertencem.
 
(...) Sou uma árvore grande, com tantos braços que nem os posso contar. Já não posso dizer quantas vezes vi cair as minhas folhas amareladas e nascer outro manto verde e brilhante.
Sou uma árvore de um dos jardins de Lisboa e gosto de aqui estar.
Quando eu era pequena, crescia, juntamente com outras árvores, num local a que os homens chamam viveiro. Um dia foram buscar-me. Desenterraram-me, embrulharam-me as raízes ainda pequenas e meteram-me numa camioneta. Trouxeram-me para aqui, para este jardim.
Eu pouco mais alta era que um homem, e muito delgada. Colocaram junto a mim um apoio – uma estaca, disseram os jardineiros – e amarraram-me a ela.
Eu, árvore nova, saída do viveiro, estava deslumbrada e temerosa.
Sentia-me importante, crescida, por me terem trazido para aqui, mas ao mesmo tempo tinha medo... Era a primeira vez que me encontrava sozinha, e as minhas cinco ou seis folhas verdes e frágeis, na ponta dos meus dois únicos braços de então, não me davam grande segurança. (...)
Margarida Ofélia, História de uma história e outros


publicado por Isabel Marques às 15:16
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