Sexta-feira, 29 de Maio de 2009

 

Dimensão Simbólica
 
 

Convento de Mafra
 
 
 
 
 
 
Passarola
 
 
 
 
 
Blimunda
 
 
 
 
 
 
Número sete
 
 
 
Sol
 
 
 
 
 
 
Lua
 
 
 
 
 
 
Cobertor
 
 
 
Colher
*       D. João V, que surge na obra como um monarca libertino e vulgar (contrariando a História, que o consagra como «o Magnânimo») manda construir um monumento que é símbolo da ostentação régia, da opressão e da vaidade dos poderosos.
*       Representa o sacrifício dos operários que construíram esse monumento, a exploração e miséria do povo que nele trabalhou.
 
 
*       Traduz a harmonia entre o sonho e a sua realização. Graças ao sonho, foi possível juntar a ciência, o trabalho artesanal, a magia e a arte, para fazer a passarola voar.
*       Representa a liberdade, a alternativa a um espaço de repressão, intolerância e violência (Inquisição / Despotismo Iluminado).
 
*       Com o seu poder de visão, compreende as coisas sobre a vida, a morte, o pecado e o amor.
*       O olhar de Blimunda é o olhar da «História» que o narrador exercita, denunciando a moral duvidosa, os excessos da corte, o materialismo e hipocrisia do clero, as injustiças da Inquisição, o terror, o obscurantismo de uma época, a miséria e as diferenças sociais.
 
*       Sete são as vezes que Blimunda passa em Lisboa, em demanda de Baltasar. Esse número regula os ciclos da vida e da morte na Terra e pode ligar-se à ideia de felicidade, de totalidade, de ordem moral e espiritual.
 
 
*       Associado a Baltasar e ao povo, sugere a ideia de vida, de renovação de energias (o povo trabalha até à exaustão no convento, Baltasar constrói uma máquina, mesmo depois de decepado).
*       Como o Sol, que todos os dias tem de vencer os guardiães da noite (mitologia antiga), também Baltasar vence as forças obscuras da ignorância e da intolerância ao voar.
 
*       Símbolo do ritmo biológico da Terra, traduz a força vital que é representada pelas vontades recolhidas por Blimunda para fazer voar a passarola.
*       Associada a Blimunda, lembra o seu mágico poder de «ver às escuras», embora este esteja condicionado (só vê o interior das pessoas em jejum e quando não há quarto de lua).
 
*       Trazido da Holanda pela rainha, torna-se símbolo da separação que marca o casamento de conveniência do casal régio. Exprime a frieza do amor, a ausência do prazer, os desejos insatisfeitos.
 
*       Quando partilhada, é um símbolo da aliança, do compromisso sagrado que vai unir para sempre as duas personagens populares. Exprime o amor autêntico, a atracção erótica e apaixonada, a vivência plena do prazer.
 



publicado por Isabel Marques às 12:50
Obrigada, por nos disponibilzar estas informações bem importantes para o nosso estudo
Catarina 12ºB a 13 de Junho de 2009 às 18:18

Obrigado por esta preciosa informação ;)
Anónimo a 10 de Maio de 2010 às 20:49

Boa tarde,
Muito obrigada por esta informação. Apesar dos vários apontamentos que os professores nos podem dar, é óptimo termos acesso a outras coisas e estruturas diferentes. Assim obtemos a informação organizada de várias maneiras e escolhemos a mais adaptada a nós.

:)
Catarina Casa Nova a 21 de Maio de 2010 às 13:16

mt bom este site, digo já =)
Ta simples mas explica td emcondições!
Bueno trabajo =D
ìris a 1 de Junho de 2011 às 21:34

Muito bom
Sara a 5 de Março de 2013 às 11:17

O cobertor não veio da Holanda, veio da Áustria...
Barbs a 23 de Abril de 2013 às 14:18

Trabalho Muito Bem Elaborado e Organizado!!! Obrigada :)
Fabi a 17 de Maio de 2014 às 20:29

Concordo Linda!! :)
Leandro a 17 de Maio de 2014 às 20:30

mais sobre mim
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
30

31


arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO